Translate - Traductor

Últimos Artigos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

QUITOSANA – CONHEÇA O PIONEIRO DOS BLOQUEADORES DE GORDURA


Este artigo tem o objetivo de esclarecer as principais dúvidas que existem sobre a Quitosana e seus efeitos em relação à queima de calorias e diminuição do peso corporal, em vista de seu uso ter se disseminado e por muito tempo foi a panacéia para todos que desejavam emagrecer.

O que é

Após a explosão da Quitosana, apareceu no mercado de suplementos, uma quantidade enorme de queimadores de gordura, prometendo resultados melhores do que ela, o que não significa que ela não funcione mais.  Na realidade, estudos recentes demonstram que a Quitosana ainda é uma substância efetiva para eliminar a gordura corporal.  

A Quitosana é um polímero catiônico natural, descoberto há cerca de 200 anos, ao qual têm sido atribuídas diversas propriedades. Destacam-se as cicatrizantes e as farmacológicas.
Inicialmente foi utilizada no tratamento de feridas pelas propriedades cicatrizantes e antimicrobianas e na indústria farmacêutica para tratar de várias enfermidades, como por exemplo, o câncer, graças aos mínimos efeitos adversos, liberação lenta e maior eficácia.  Nos dias de hoje, o emagrecimento é a justificativa mais forte para o uso da Quitosana, e por isso ela ganhou toda sua fama mundial.

Trata-se de uma fibra formada por um aminopolissacarídeo, derivado da quitina, que por sua vez é um polímero natural, extraído de exoesqueletos de crustáceos como o camarão, lagosta e caranguejo.  Essa fibra é muito parecida com a celulose encontrada nos vegetais. Todavia, em oposição à celulose, a Quitosana possui carga elétrica positiva e essa é a razão pela qual atrai as gorduras que são ingeridas, carregadas negativamente.  Também tem a propriedade de solubilidade em ácidos e na água, após a protonação das aminas que lhe conferem a carga positiva, a capacidade gelatinosa e outras propriedades.

Propriedades

A propriedade mais interessante da Quitosana no que se refere ao emagrecimento é a de absorver gorduras em meio aquoso, mesmo as saturadas, devido à sua carga elétrica.  Isso faz com que todas as gorduras que forem ligadas a ela passem pelo trato digestivo sem serem absorvidas ou armazenadas.  

Em outras palavras, essa fibra age como uma esponja, impedindo que a gordura que ingerimos nas refeições fique acumulada como gordura corporal e obrigando o organismo a utilizar suas reservas e reduzir consequentemente o peso.

Existem no mercado, bloqueadores de gordura que incluem em sua fórmula mais substâncias aceleradoras do metabolismo que maximizam seus efeitos, como por exemplo, outras fibras alimentares, fibra de laranja, Psillium, vitaminas C e B6, magnésio, zinco e cromo.  

Outras propriedades são:

- Capacidade de absorção de até 6 a 10 vezes seu próprio peso em gorduras;
- Não contém calorias, pois não pode ser absorvida.
- Diminuição dos níveis do colesterol LDL (colesterol ruim) sem afetar os níveis do colesterol HDL (colesterol bom). Segundo a ANVISA, “a Quitosana auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.
- O consumo de Quitosana promove um processo de purificação muito importante para a perda de peso.
- A Quitosana atua também como uma fibra extra, contribuindo com a digestão e acelerando o processo de excreção de gorduras e dejetos.

Indicações

A Quitosana é indicada:
- Para as pessoas que desejam emagrecer, definindo sua forma corporal.
- Como auxiliar na manutenção dos níveis ideais de colesterol.
- Pra promover sensação de saciedade, favorecendo naturalmente a diminuição do apetite.

Contra Indicações e Dosagens

O consumo de Quitosana deve ser cuidadoso, pois como sua origem são os crustáceos, pessoas alérgicas a esses pescados devem evitar seu consumo. 

Igualmente, por tratar-se de uma fibra, a ingestão de líquidos deve ser aumentada acelerando o processo digestivo.

Recomenda-se a ingestão de três gramas de Quitosana, cerca de duas cápsulas, acompanhado de 200 ml de água, aproximadamente 10 a 20 minutos antes de cada refeição que contenha gorduras.

Conclusão

Por se tratar de um produto 100% natural, conclui-se que vale a pena fazer uso da Quitosana por não causar nenhum efeito colateral ou dependência química, como é o caso de muitos medicamentos emagrecedores.

Seu mecanismo de ação combate o emagrecimento ao diminuir o valor calórico das refeições, estimulando o metabolismo de eliminação das gorduras acumuladas, equilibrando a velocidade de absorção dos carboidratos e estimulando a sensação de saciedade.



Referências

. Goosen, M. E. A – “Applications of chitin andchitosan”, Technomic Publishing Company , Lancaster (1996).
. Ogawa K. Effect of heating an aqueoussuspension of chitosan on the crystallinity andpolymorphs. Agric Biol Chem; 55:2375–9,1991.
. Denkbas E. B.¸ Kilic E., Birlikseven C., OzturkE. Magnetic chitosan microspheres: preparationand characterization.. Reactive & FunctionalPolymers 50, 225–232, 2002.
. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.2.3. V. V. C. Azevedo, S. A. Chaves, D. C. Bezerra, M. V. Lia Fook, A. C. F. M.Costa - Quitina e Quitosana: aplicações como biomateriais  30-31, Universidade Federal de Campina Grande, (2007)27-34
. ANVISA, RDC 24/11, Resolução RDC 24/2011 está publicada no Diário Oficial da União do dia 17/6/2011. 
(link:http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=17/06/2011&jornal=1&pagina=79&totalArquivos=352)



Nenhum comentário:

Postar um comentário